ABECE_GDF22_alta.png
Gestão

ABECÊ do FRANCHISING

O candidato a franqueado precisa entender os principais verbetes
do sistema para falar a mesma língua que as franqueadoras

AVALIAÇÃO DE PERFIL

As franqueadoras geralmente têm um processo rigoroso de seleção do candidato a franqueado. Dessa forma, identificam se ele se adequa ao perfil desenhado para atuar no negócio – seja ele técnico, seja comportamental – e se tem capacidade financeira. Além de comprovações documentais, algumas ferramentas, como o teste DISC Assessment, entrevistas, visitas às unidades e até um “discovery day” fazem parte desse processo. Essas informações devem constar da Circular de Oferta de Franquia (COF).

CAPITAL DE GIRO

Recurso necessário até que a unidade comece a gerar receita suficiente para cobrir todas as despesas, como aluguel, contas de consumo, salários, pró-labore, matéria-prima, taxas e tributos. Deve ser considerado quando se calcula o investimento total, uma vez que esse capital precisa ser suficiente para sustentar a empresa entre o pagamento das despesas e o recebimento das vendas.

CLÁUSULA DE NÃO CONCORRÊNCIA

Como o know-how da franqueadora é transferido aos franqueados, as redes procuram se resguardar dos que venham a sair do sistema e utilizem o conhecimento adquirido para abrir e/ou operar negócios concorrentes. Assim, é comum acordar em contrato que ex-franqueados não podem atuar no mesmo segmento com outro negócio similar, por um prazo determinado (geralmente, dois a cinco anos) e em um território específico.

COF

A Circular de Oferta de Franquia é um documento apresentado pela franqueadora a um potencial franqueado durante o processo de seleção. Deve ser entregue no mínimo dez dias antes da assinatura do pré-contrato, do contrato ou do pagamento de qualquer taxa, para que ele tenha tempo de avaliar a rede antes de fechar negócio. Constam da COF uma descrição e o histórico da franquia, incluindo eventuais pendências judiciais; balanços e demonstrações financeiras dos últimos dois anos; investimentos e taxas; relação completa de franqueados da rede e dos que se desligaram nos últimos 24 meses, com telefones; e aspectos do treinamento e do suporte; entre outros itens.

CONSULTOR DE CAMPO OU DE NEGÓCIOS

É o profissional que realiza visitas periódicas à franquia para acompanhar a atuação de cada unidade sob diversos aspectos, como adesão ao padrão da marca, acompanhamento e definição de planos de ação para a melhoria da performance, treinamento em vendas e marketing local.

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png