O que estamos aprendendo

Prefiro não falar mais sobre futuro. Prefiro falar em futuro do presente. Seis meses atrás, nós jamais imaginaríamos que a pandemia fosse tirar o nosso chão e nos atirar através da janela para um mundo que nunca sonhamos ser possível. Gastamos tanta energia tentando prever coisas e esquecemos que o mais importante é nos preparar cotidianamente para o porvir. 

 

Ao escrever esta carta, penso no que tenho aprendido nos últimos tempos sobre linguagens digitais e os negócios que envolvem as novas mídias. Uso ferramentas hoje que nem sequer existiam quando me formei. Fiz mais lives e conferências digitais nos últimos seis meses que ao longo de toda a minha carreira. O processo de aprendizado é e deve ser contínuo, desde que tenhamos a disciplina de praticar o exercício diário da abertura. 

Na discussão sobre educação presencial e à distância, lembro que o nosso país tem situações tão diversas, realidades tão distantes. Se o ensino híbrido fosse norma desde o momento em que os inovadores descobriram que era possível, a qualidade de vida de milhões de estudantes poderia ter sido outra. Portanto, só temos a comemorar que, diante dos desafios atuais, novamente os empreendedores estejam encontrando caminhos de aproximação. 

A reportagem de capa desta edição celebra as iniciativas de quem está sabendo ler as oportunidades que o Brasil apresenta. A educação tem sido um dos principais pontos de atenção nessa pandemia. Crianças e adultos estão reaprendendo a aprender. O professor Marco Fisbhen, capa desta edição, tem sido um dos pioneiros das novas tecnologias. Entendeu que um novo mundo estava surgindo ainda quando dava aulas em um cursinho. Sua universidade virtual — a primeira do país 100% online — não deve substituir outros campi e espaços de convivência e troca entre alunos. Mas é um símbolo desse novo tempo que já chegou. Um tempo que temos a satisfação de flagrar nas plataformas físicas e virtuais de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a marca do empreendedorismo do futuro do presente.

Para ter acesso ao conteúdo integral da edição,acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png