O fim de um ciclo — e o começo de um novo tempo 

Todo empreendimento tem marcadores de tempo. A primeira sede, o primeiro cliente, a chegada dos investidores, a passagem de bastão. Expansão, vendas em alta, vendas em baixa, pivotagens. A única certeza que um empreendedor tem ao iniciar um negócio é que sua vida não será tediosa. Acertam melhor o passo, contudo, aqueles que dominam um fator-chave para os negócios: o timing. É como se eles tivessem um reloginho interno, misto de intuição e bom senso, que indicasse o momento exato para fazer um movimento. Esta edição de Pequenas Empresas & Grandes Negócios tem dois desses marcadores. O primeiro é o mês que celebra seu aniversário de 32 anos. Com o DNA de um millennial, PEGN soube ter flexibilidade para atravessar décadas mantendo frescor e relevância. Causando impacto e encorajando os empreendedores brasileiros. O segundo tem a ver com uma reportagem que se tornou um clássico no nosso calendário e se consagrou como best-seller por anos a fio.  

A edição 100 Ideias para Abrir o Seu Negócio foi publicada no mês de janeiro, ao longo de dez anos. Depois das mudanças sísmicas a que vimos assistindo, especialmente ao longo de 2020, decidimos fechar esse ciclo. É claro que você vai continuar se inspirando com as inúmeras boas ideias que publicamos na revista e também no nosso site. Mas julgamos que consolidar em revista 100 ferramentas faz mais sentido neste momento — e pode ser mais útil, independentemente da ideia em que você esteja apostando. Quando a gente se acostuma a fazer coisas parecidas, o novo parece ameaçador. Será que esta edição vai se firmar no calendário e fazer tanto sucesso quanto as dos anos anteriores? Mudanças sempre são acompanhadas de dúvidas e expectativas. Normal. Mas aprendi que não devemos nos deixar enredar por elas a tal ponto que impeçam novos movimentos. 

Estamos diante de um novo ano, depois de atravessar meses de pandemia que fizeram nosso bem mais precioso, a vida, se transformar em um filme de suspense. Para mim, o novo coronavírus bateu como um reminder de que nos negócios, assim como na vida, o nome do jogo é adaptação. Lembro também que, desta vez, esta edição ficará em vigor nos meses de dezembro e janeiro. Como nos ensina a reportagem dos empreendedores que nos fizeram sorrir (não percam o vídeo!), a hora de começar um novo tempo é agora. Boa leitura e feliz 2021.

Para ter acesso ao conteúdo integral da edição,acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png