cOMO FAZER O SEU NEGÓCIO DAR CERTO NO MUNDO DIGITAL

E-commerce, teleconsulta, delivery, assinaturas, cursos à distância, venda nas redes sociais: conheça as melhores estratégias para ter sucesso em diferentes modelos digitais

“Mude ou morra”, diz o guru Steve Blank em Estratégia de Sobrevivência ao Vírus, o melhor guia para o empreendedor que quer atravessar esses tempos de pandemia — e sair mais forte do outro lado (disponível em steveblank.com). Para o mestre do Vale do Silício, insistir apenas no negócio físico deixou de ser uma opção. Em um mundo onde usuários dos 5 aos 100 anos aprenderam a resolver sua vida online, o digital não é mais uma escolha. É um imperativo. Quem ainda não fez a transição precisa começar imediatamente, e quem já fez deve aprimorar suas estratégias todos os dias, sob pena de ficar para trás dos concorrentes, que podem vir de qualquer lugar — inclusive de outros setores da economia.


Boa parte dos empreendedores brasileiros já entenderam o recado. Dados da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, conduzida pelo Sebrae com MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte, apontam que 800 mil empresas conseguiram reduzir a queda no faturamento usando plataformas digitais. Outro estudo, dessa vez realizado por PEGN, Resultados Digitais e Endeavor com donos de micro, pequenas e médias empresas mostra que 47,6% dos empreendedores levaram seu modelo de vendas para o ambiente digital. Desses, 36,5% disseram que vão adotar a mudança de forma permanente. 

O primeiro passo foi dado. Mas é bom lembrar que a transformação digital traz armadilhas que podem ser fatais para os novatos nesse universo. “Para começar, o dono do negócio precisa entender que migrar para o mundo virtual não é simplesmente criar um site ou app. É repensar o negócio”, diz Ricardo Balkins, sócio-líder da Indústria de Consumer Business da Deloitte. “É possível construir essa transição aos poucos. Comece pequeno e teste tecnologias para sentir o que realmente precisa e o que funciona para você”, diz. 

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png