consumo no app

A Clarke Energia ajuda o empreendedor a reduzir a conta de luz em até 30%

Cortar os custos da empresa nunca foi tão importante. Nesse cenário, uma startup se propõe a ajudar os donos de negócios sem nenhuma complicação adicional. A empresa se encarrega de estudar a conta de luz, procurar ineficiências energéticas e sugerir alternativas mais baratas. Ao oferecer uma economia de até 30% nas contas, a Clarke Energia, com sede em Salvador (BA), já conseguiu contratos com 25 pequenas e médias empresas. 

Criada pelos empreendedores Pedro Rio, Rodrigo Camargo e Victor Copque em 2019, a empresa vai muito além de recomendações para desligar lâmpadas e equipamentos. “A conta de luz não é um papel inegociável. O uso de dados dos medidores pode dar dicas de como reduzir essa conta”, afirma Rio. “Fazemos todos os cálculos para assegurar a eficiência do uso de energia e gerar uma economia significativa para a empresa.”

Um dos principais serviços oferecidos pela Clarke é o ajuste tarifário. Um estudo da startup com 7 mil empresas mostrou que diversos setores podem economizar com a transição da tarifa convencional para a tarifa branca. Esta última modalidade tem preços mais atrativos, por conta do uso de energia fora dos horários de pico, como na parte da manhã ou nos finais de semana. Um sistema de IA desenvolvido pela Clarke mostra quanto a empresa economizaria com a transição para a tarifa branca. Depois, a startup ajuda na mudança, instalando medidores e acompanhando o consumo por um aplicativo em tempo real.

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png