FranquiaDoAno_GDF2022_alta.png
franquia do ano

Montana Grill

Rede enfrenta a pandemia bem próxima a seus franqueados e prepara inovações que melhoram a experiência nas praças de alimentação

Em 2004, desossando um bovino atrás do balcão de um açougue em Itu, no interior de São Paulo, Ricardo José Alves da Silva, então com 32 anos, enxergou uma oportunidade: inaugurar um restaurante especializado em carnes, o Griletto.

Dez anos depois, com 120 unidades e no comando do maior grupo de grelhados fast-food do Brasil, comprou a Montana Grill, da dupla Chitãozinho & Xororó, então com 98 franquias: “Era a referência, a marca que a gente queria ser”.

Hoje o CEO da Holding de Alimentação e Participações (Halipar), fusão dos grupos J. Alves e Ornatus, da rede Jin Jin, se diz “muito orgulhoso” de ver suas três marcas dividindo o pódio das 64 redes de alimentação avaliadas pela Serasa Experian – e Montana Grill ser eleita Franquia do Ano pela PEGN.

De 2020 para 2021, Montana Grill deu um salto em plena pandemia: saiu de quatro para cinco estrelas, com notas altas em satisfação do franqueado (8,56), qualidade da rede (8,41) e desempenho (8,15). “Tive empatia com os parceiros”, diz Silva.

 

IDAS E VINDAS

Além de isentar a rede de todas as taxas, usou a força da marca para negociar, caso a caso, com fornecedores e shoppings – 100% das unidades estão em praças de alimentação. “Buscamos alternativas, como se o negócio fosse nosso.”

E não foi só em março de 2020. Em janeiro de 2021, com a violenta segunda onda do novo coronavírus, as intermediações retomaram, “mas foram mais difíceis, porque toda a cadeia já estava mais machucada”.

Até setembro, conduziu webinars semanais sobre crédito, leis trabalhistas, inflação. “Alguns foram para chorar junto, porque a gente sabia que o que tinha de fazer era dar colo e se mostrar presente.”

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png