Nunca fomos normais

FACUNDO GUERRA

é pai de Pina, mestre e doutor em ciência política e autor do livro Empreendedorismo para Subversivos. Depois da sua demissão, criou 18 negócios

Com a cautelosa reabertura do comércio em todo o país, começamos a ver uma luz no fim do túnel que será a covid-19. Não estamos a salvo ainda, não se engane. Talvez as cicatrizes deixadas por esta maldita pandemia marquem muitas gerações no futuro. Mas, com alguma sorte, aprenderemos valiosas lições a partir do que poderá ser conhecido no futuro como a “grande pausa”, se nada mudar (muito provável), ou o “grande reboot” (um pouco utópico, mas não consigo me livrar do otimismo).

De qualquer maneira, se podemos dizer que o século 20 começou em 1914, com o início da primeira grande guerra, tenho certeza que o século 21 se iniciou em 2020, com o primeiro de uma série de ajustes de contas que teremos de fazer com a natureza. Se o século passado foi marcado pelo nosso descolamento da natureza, e sua consequente domesticação, no século 21 assistiremos à revanche, algo como um tigre selvagem (a natureza) que, depois de anos, decide arrancar o braço de seu domador (a humanidade). Você deve ter visto esse roteiro em algum lugar.

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png