PEGN4.jpg
how to

Otimize o seu tempo

Saber definir prioridades e elaborar listas de tarefas estão entre as dicas para melhorar o planejamento diário e semanal

A jornada de trabalho média de um empreendedor é longa: 9,3 horas por dia, segundo a pesquisa “Tempo do Empreendedor”, realizada pelo Sebrae-SP. O expediente varia de acordo com o tamanho da empresa – de 9,2 horas para o microempreendedor individual (MEI), 9,7 horas na microempresa e 9,9 horas em uma empresa de pequeno porte. Para 78% dos 800 entrevistados, o trabalho se estende para os sábados, quando investem cerca de 7 horas.

Ainda que as horas dedicadas à vida empreendedora sejam muitas, a falta de tempo é também uma reclamação constante – tanto entre empresários como funcionários. “O tempo é um dos recursos mais democráticos”, diz Cintia Martins, consultora de negócios do Sebrae-SP. “O que muda é a maneira como cada ser humano se relaciona com ele.”

A pandemia pode ter agravado a percepção de falta de tempo. Segundo o antropólogo americano Jamais Cascio, passamos a viver em um “mundo Bani”. A sigla diz respeito às palavras inglesas brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible, ou frágil, ansioso, não linear e incompreensível, na tradução para o português.

A definição de gestão do tempo, segundo Patrícia Barcelos Martins, docente em cursos de gestão e negócios do Senac EAD, envolve a habilidade de organizar o tempo de modo a torná-lo mais produtivo. “De forma sucinta, é importante para estabelecer uma vida equilibrada e saudável”, diz.

Sem olhar atentamente para esse tema, a tendência natural é alocar o tempo em atividades que tragam benefícios mais imediatos ou pequenos alívios, diz o psicólogo Saulo Velasco, professor da The School of Life. Só que esse “fluxo natural” pode levar a uma distribuição irregular de tarefas, que ignora atividades prioritárias.

Veja a seguir por que e como otimizar seu tempo, de acordo com os especialistas.

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png