HowTo_03.jpg
How to

Transforme
tendências
em receita

Acompanhar os movimentos de consumo e da sociedade ajuda a manter sua empresa alinhada com os tempos atuais – e traz maior faturamento

Estar atento às tendências – sejam elas sociais ou de mercado – é imprescindível para manter seu negócio atualizado e relevante para o público. Em um cenário global de constantes transformações e incertezas, quanto mais rapidamente você vislumbrar oportunidades, melhor sua empresa poderá se sair.

“Em um futuro próximo, por volta de 2030, teremos uma mudança geracional dos consumidores, o que implicará novos comportamentos e hábitos. Esse processo deve ser percebido e acompanhado pelos empreendedores”, afirma Alessandra Simões, analista do Sebrae-MG.

A pandemia é um exemplo de circunstância que exigiu adaptação e reação dos donos de negócio. “Por exemplo, o fato de o home office ter sido amplamente adotado fez surgir oportunidades para setores como delivery, decoração de interiores, construção e reforma. As empresas precisaram se adaptar às novas demandas”, diz Simões.

As mudanças que a empresa deve antecipar podem vir de acontecimentos de impacto global, como a própria pandemia. Mas também de alterações microeconômicas, do setor e do entorno do negócio. Daí a importância de conhecer os concorrentes, ler, conversar. Em resumo: nenhum negócio é uma ilha. As empresas prosperam dentro de um contexto econômico e social.

Como agir, na prática, para que a marca não fique parada no tempo? A seguir, confira oito dicas para detectar rapidamente tendências e aplicá-las com sucesso à administração da sua empresa.

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png