Juridico_GDF2022_alta.png
JURÍDICO

nas ENTRELINHAS

Confira 10 pontos que você deve avaliar com atenção na circular
de oferta de franquia antes de fechar negócio

Uma das grandes vantagens do franchising em relação aos negócios tradicionais é a segurança de um padrão que dá resultados. Riscos sempre existem, é claro. Mas eles são minimizados, entre outros motivos, pela existência da Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que traz o nascimento da marca, o desenvolvimento da franquia, a reprodução do modelo e os nomes de franqueados e ex-franqueados. Investigá-la com calma – lembre-se de que ela deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato – é primordial. Confira, a seguir, dez pontos que merecem ser analisados com cautela no documento antes de celebrar (ou não) essa parceria.

ALINHAMENTO

A marca pela qual você se interessou tem os mesmos valores que os seus? Você sentirá orgulho de fazer parte de uma rede com aquela história? A identidade e os princípios da franqueadora contam, e muito, para a escolha. A COF traz informações, mas nada impede que seja feita uma varredura em reportagens que saíram na imprensa, interações com clientes em redes sociais e reclamações em sites de defesa do consumidor.

INVESTIMENTO

A COF é um documento-padrão, geralmente sem adaptações para diferentes praças e com estimativas de valores para reforma de ponto e capital de giro. Na prática, é natural que haja flutuações nos números apresentados por diversos motivos, como a condição do ponto que será reformado. “É uma previsão do que aconteceria dentro de uma temperatura e uma pressão normais, mas há uma série de variáveis que dependem do território, de onde o negócio está instalado, da sazonalidade, da forma de gestão”, informa a advogada especialista em franquias Tatiana Dratovsky Sister, do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Pode haver ainda uma certa defasagem de valores – vale lembrar que, em maio de 2022, a inflação acumulada nos 12 meses anteriores foi de 11,73%, segundo o IBGE. Para afinar esses dígitos, o recomendado é verificar com a franqueadora a data da última atualização do documento e conversar com quem faz ou já fez parte da rede. Uma variação muito significativa terá impacto direto na rentabilidade e no prazo de retorno.

GloboMais.jpg

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png