A nova franquia digital

Vendas online, capacitação à distância, varejo sem shopping, dark kitchens: saiba como se tornar um franqueado em um cenário transformado pela pandemia

O setor de franchising sofreu transformações estruturais em 2020. A pandemia exerceu forte impacto em diferentes aspectos dos negócios, criando uma nova realidade para as redes — e também para os franqueados. As restrições ao funcionamento do varejo e o distanciamento social trouxeram perdas nunca vistas para as marcas. Pela primeira vez em dez anos, espera-se uma redução no faturamento do franchising em relação ao período anterior. No terceiro trimestre de 2020, a receita caiu 6,9% na comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No acumulado de 12 meses encerrados em setembro, a queda foi de 7,9% — o franchising foi de um faturamento de R$ 182 bilhões para R$ 168 bilhões. 

O empreendedor que chega hoje para adquirir uma franquia encontra um ambiente de negócios transformado. E precisa ter cuidado redobrado na hora de optar por uma rede. Além dos procedimentos básicos, como conversar com outros franqueados e checar o suporte oferecido pela empresa, ele terá de entender como a migração do consumidor para o digital afetou o negócio. Nas vendas online, será necessário estipular em contrato quem é responsável pela entrega e pelo fornecimento de produtos, por exemplo. É preciso saber também como fica a área de capacitação, impactada pelas regras de distanciamento e pela necessidade de aumentar a produtividade (para diminuir as perdas). Quem vai investir em varejo, serviços ou alimentação deve avaliar se vale mais a pena apostar em uma unidade no shopping (mais esvaziado) ou tentar uma loja de rua. Outro fator para levar em conta: o sucesso de novos formatos de negócios, como as dark kitchens. Fazer uma pesquisa de mercado e ter uma conversa franca com as redes serão passos fundamentais para chegar à decisão certa. 

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png