Em busca da gestão sustentável

O consumidor consciente exige um compromisso dos empreendedores com o futuro do planeta. Saiba como levar as questões ambientais para dentro da sua empresa

Texto Felipe Maia

É um caminho sem volta. Seja qual for o setor ou o tamanho da sua empresa, será inevitável implementar medidas para se adequar às demandas do consumidor consciente, que pede por produtos e serviços que ajudem a preservar o meio ambiente — e combater as mudanças climáticas. “Muitas vezes, a empresa de pequeno porte acredita que esse tema está fora da sua realidade, vale apenas para as grandes companhias. Precisamos desmistificar isso”, afirma Maurício Colombari, sócio e líder de ESG (sigla em inglês para os aspectos ambiental, social e de governança) da consultoria PwC Brasil. “O que faz a diferença são os pequenos projetos, o trabalho de formiguinha.”
A análise do especialista se apoia em números. Segundo relatório da própria PwC publicado no início de 2021, sustentabilidade ocupa o último posto na lista de prioridades de empresas familiares brasileiras — categoria esta que forma quase 90% dos negócios no país. Ao mesmo tempo, porém, é cada vez maior o número de consumidores preocupados com o destino do planeta. Segundo pesquisa da consultoria Nielsen, quatro em cada dez brasileiros mudaram seus hábitos em busca de um consumo mais sustentável a partir de 2019.
A diferença entre o crescente interesse do mercado consumidor e a ausência de medidas práticas de boa parte dos negócios mostra que existe uma oportunidade a ser explorada. “Quando a empresa enxerga o benefício em ser sustentável, percebe que muita coisa pode ser feita dentro de casa”, afirma Flávia Moraes, sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade. Adotar uma gestão preocupada com o futuro do planeta reduz custos, fomenta parcerias, agrega valor à marca, promove o crescimento e cria conexão duradoura com o cliente. Confira a seguir os passos para levar as questões ambientais para dentro da sua empresa.
 

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png