Como fechar sua empresa e se preparar para o recomeço

Encerrar as atividades exige cuidados e conhecimento da legislação; usar as lições aprendidas requer paciência e bom senso

Mais de 700 mil empresas fecharam definitivamente suas portas no Brasil desde o início da pandemia do coronavírus, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 99,8% eram organizações de pequeno porte, que tradicionalmente enfrentam mais obstáculos em momentos de crise. A escassez de recursos para investir no negócio e as dificuldades para obtenção de crédito são alguns deles.


Chegar à conclusão de que será preciso encerrar as atividades é uma das experiências mais dolorosas para um empreendedor. Mas, em boa parte dos casos, fechar uma empresa que atingiu um ponto sem volta é a melhor opção, pois impede que a situação financeira se agrave ainda mais e deixa as portas abertas para novos empreendimentos no futuro.

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png