A evolução dos meios de pagamento

Na pandemia, as formas de receber se diversificaram e ganharam novas tecnologias. Descubra qual a melhor solução para a sua empresa

O ano de 2020 ficará marcado como aquele em que as empresas tiveram de encontrar, na marra, maneiras alternativas de manter as operações ativas e o dinheiro fluindo para o caixa. Com pontos de venda fechados e medidas restritivas, os hábitos de consumo da população mudaram e exigiram dos empreendedores atitudes rápidas. O ambiente digital foi transformado pela chegada de milhares de novos varejistas, que foram obrigados a fazer a migração do físico para o online. Ao mesmo tempo, quem já tinha uma boa estrutura online viu seus números se multiplicarem. No primeiro semestre de 2020, as vendas no comércio eletrônico registraram faturamento 47% superior ao do mesmo período de 2019, de acordo com pesquisa Web-shoppers da Ebit/Nielsen. 

Nesse cenário, os lojistas virtuais perceberam a necessidade de adotar novas tecnologias que criassem um diferencial em relação à concorrência. Ao mesmo tempo, as lojas físicas também entenderam que era hora de mudar. Para vencer o medo dos consumidores em plena pandemia, muitas adotaram modelos de pagamento por aproximação. Estavam certas: em pesquisa da Mastercard, 69% dos clientes afirmaram que preferem os pagamentos sem contato. 

 

O resultado desses movimentos foi que, durante a crise sanitária, 58% das empresas fizeram alguma mudança na estratégia de meios de pagamento, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “O que a pandemia mostrou é que não se deve esperar que algo ruim aconteça para modernizar os negócios. É preciso acompanhar sempre o movimento mundial da digitalização e usar os recursos disponíveis para oferecer experiências melhores aos consumidores”, diz Edson Luiz dos Santos, sócio-fundador da consultoria CoLink e coautor do livro Payments 4.0 — Uma visão das forças que estão transformando o mercado brasileiro, ainda inédito. A seguir, saiba como os meios de pagamento se adaptaram à pandemia e descubra qual combina mais com o seu empreendimento.

Gostou? Para ter acesso a essa reportagem completa e ao conteúdo integral da edição,
acesse a Pequenas Empresas & Grandes Negócios pelo aplicativo Globo+, que está disponível na Google Store e na iTunes Store. 

GoogleStore.png
AppStore.png
Logo-Novo-Finalizado---Sem-fundo.png